quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

NOIVAS MUITO CUIDADO COM O TIPO DE SERVIÇO ESCOLHIDO!!!!!!!!!!!!!

Quando pensamos no casamento, devemos pensar sempre no perfil de nossos convidados e na estrutura que possuímos para adequar este serviço. Além da estrutura devemos sempre analisar o número de convidados, pois no caso de um número grande alguns tipos de serviço não são utilizados.


Não adianta querer fazer um jantar ou almoço com serviço a Francesa ou Inglesa caso seus convidados não estejam habitados a este tipo de serviço, isto pode constranger seus convidados e seu evento virar uma catástrofe ...... pois o conforto e bem estar de seus convidados deve estar sempre em primeiro lugar.


Vamos então falar sobre os 4 tipos mais utilizados de serviço:


Serviço americano: por ser o mais fácil, o serviço americano para almoço ou jantar, menos formal, é utilizado quando há um grande número de convidados. Num aparador serão colocados os alimentos, os pratos, os talheres e os guardanapos. As bebidas poderão ser servidas pelos garçons. Uma alternativa um pouco mais elegante é a de ter mesas arrumadas como se fora um serviço a francesa. O convidado apanha o prato, vai até o aparador, serve-se e volta a se sentar. O trabalho dos garçons será de remover os pratos e talheres utilizados, substituindo-os.


Serviço à francesa: requer um treinamento específico dos garçons para proporcionar um atendimento eficiente. O serviço à francesa segue algumas regras que é preciso observar. A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa, depois a que está à direita da que foi servida, e assim sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa. A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos. Mas para colocar e servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve fica à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado. Para trocar pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado. Quando serve as travessas, o garçom deve usar um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada). Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. Estas e outras regras devem ser seguidas em um serviço à francesa, já que se trata de um dos mais formais tipos de jantar.

Serviço à inglesa: o garçom traz em sua mão esquerda a travessa com o alimento e em sua mão direita o garfo e a colher para servir diretamente, na mesa, pelo lado esquerdo do convidado. O prato terminado será retirado pela direita do convidado e substituído por um outro prato vazio a esquerda.


Serviço indireto à inglesa: um aparador é colocado junto à mesa de refeição no qual serão colocados os pratos de sal. Cada prato de sal é trazido da cozinha, apresentado ao anfitrião e depois colocado sobre o aparador. Em seguida o garçom retira o prato sem uso da mesa pela direita do convidado, serve-o no aparador e o repõe, também, pelo lado direito, o mesmo se faz com a taça de consome. Este serviço não se aplica em cerimônias formais.


Esses são alguns dos serviços mais utilizados, mas é importante que seu convidado esteja confortável com o serviço escolhido.


Essa é mais uma dica importante para seu casamento ser um sucesso.


Um abraço e um grande beijo a todos.


Will Araújo


“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”.


Mário Quintana


2 comentários: